A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (18), a Operação Compliance Zero para combater fraudes no Sistema Financeiro Nacional envolvendo a emissão de títulos de crédito falsos. A ação ocorre nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
Os policiais federais cumprem cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão.

Segundo a PF, a investigação começou em 2024, a partir de um pedido do Ministério Público Federal. A apuração indica que uma instituição financeira teria fabricado carteiras de crédito falsas e as vendido a outro banco. Após fiscalização do Banco Central, os títulos foram substituídos por ativos sem avaliação técnica adequada.
O presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, foi afastado do cargo por decisão judicial. Já o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, foi preso na noite de segunda-feira (17), em São Paulo. A prisão só foi divulgada pela PF nesta terça-feira.
Entre os crimes investigados estão gestão fraudulenta, gestão temerária, organização criminosa, entre outros ligados ao sistema financeiro.
A Polícia Federal segue com as diligências para aprofundar as investigações e identificar outros envolvidos.

