O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) informou que o pagamento das garantias aos clientes do Banco Master e de outras instituições do mesmo grupo só será iniciado após o recebimento da base de dados do liquidante nomeado pelo Banco Central. A liquidação extrajudicial foi decretada nesta terça-feira (18) e atinge também o Banco Master de Investimento, o Banco Letsbank e a Master Corretora de Câmbio.
As decisões foram publicadas pelo BC nos atos nº 1.369, 1.371, 1.372 e 1.373, assinados pelo presidente da autarquia, Gabriel Galípolo. A EFB Regimes Especiais de Empresas foi designada como responsável legal pela administração e encerramento das instituições.
De acordo com o FGC, o processo de pagamento será feito conforme seu regulamento, a partir das informações enviadas pelo liquidante, com os valores e dados dos credores devidamente organizados por CPF ou CNPJ. O fundo alerta que ainda não há prazo definido para o início dos pagamentos, pois o levantamento das informações pode levar até 30 dias úteis, em média, a partir da decretação da liquidação.
Entenda como funciona o processo
O pagamento da garantia só começa após o envio da lista de credores pelas instituições liquidadas. A partir desse material, o FGC libera, por meio de aplicativo, a solicitação dos valores devidos.
Os credores deverão informar uma conta bancária, validar sua identidade por biometria facial e enviar a documentação exigida. O pagamento é feito na conta cadastrada depois da assinatura do termo de sub-rogação.
Alerta contra golpes
O FGC reforça que não autoriza intermediários, empresas ou pessoas a negociarem em nome dos credores. Também não cobra taxas nem solicita depósitos antecipados para liberar o pagamento.
Para outras dúvidas, os clientes devem entrar em contato diretamente com o FGC pelo e-mail atendimento.credores@fgc.org.br.
O que é coberto
O FGC cobre valores de contas correntes, poupanças e aplicações financeiras até o limite de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, por instituição, respeitando o teto de R$ 1 milhão a cada quatro anos por pessoa.
Mais informações estão disponíveis no site oficial do Fundo Garantidor de Créditos.
