O Ceará ocupa o segundo lugar nacional em proporção de mulheres donas de negócios, segundo o Atlas dos Pequenos Negócios, estudo realizado pelo Sebrae. No estado, 36% dos empreendedores cearenses são mulheres, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, onde a participação feminina chega a 39%.
De acordo com o levantamento, o Ceará tem mais de 432 mil mulheres empreendedoras entre os cerca de 1,2 milhão de donos de negócios locais. A maioria — 93,3% — trabalha por conta própria, e 82,7% atua na informalidade. Além disso, 66,1% têm renda de até um salário-mínimo, e apenas 2,4% ganham acima de cinco salários-mínimos.
As mulheres cearenses empreendem principalmente nos setores de Serviços (41,6%) e Comércio (32,3%), enquanto 22,4% estão na Indústria, 3% no Agro e 0,7% na Construção. O estudo também mostra que 73,3% das empreendedoras são negras e 56,3% são chefes de família, sendo as principais responsáveis pelo sustento de seus lares.
Em relação à escolaridade, 43,9% concluíram ou cursam o ensino médio, e 18,5% têm ensino superior. Quase 70% das empreendedoras trabalham entre 14 e 45 horas por semana, muitas conciliando o tempo entre os negócios e as tarefas domésticas.
O Atlas dos Pequenos Negócios é considerado o estudo mais completo sobre o universo dos microempreendedores, micro e pequenos empresários do país. Ele utiliza dados do DataSebrae, plataforma gratuita que reúne informações econômicas e sociais sobre o empreendedorismo brasileiro.
