A Motiva (MOTV3) encerrou o terceiro trimestre de 2025 com lucro líquido ajustado de R$ 683 milhões, alta de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado reflete o avanço consistente do grupo nas áreas de rodovias, trilhos e aeroportos, além da eficiência no controle de custos e na gestão financeira.
O EBITDA ajustado somou R$ 2,5 bilhões, crescimento de 16,3%, com margem 6,5 pontos percentuais maior. O desempenho foi impulsionado pelos contratos de concessão das plataformas rodoviária e metroferroviária, que seguem com fluxo positivo de veículos e passageiros.
Na frente de custos, a Motiva reduziu o custo caixa ajustado em 11,4%, resultado do encerramento de contratos menos rentáveis e da assinatura de novos aditivos contratuais — como o da ViaQuatro, prorrogado por mais 20 anos, e o da SPVias, ampliado em 73 dias. A modernização do contrato da Motiva Pantanal também contribuiu para ganhos operacionais e menor risco de perdas.
O CAPEX atingiu R$ 2,3 bilhões, um avanço de 11,1% frente ao 3T24, com destaque para as obras de ampliação do Complexo Viário Jacu-Pêssego, duplicações na ViaSul e melhorias em estações da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.
A estrutura financeira segue sólida: a dívida líquida consolidada encerrou o trimestre em R$ 27,1 bilhões, com alavancagem de 3,1 vezes o EBITDA, frente a 3,6 vezes no ano anterior. Quase metade dos vencimentos está concentrada a partir de 2032, e o custo médio da dívida recuou 0,8 ponto percentual no período.
Em comunicado, a companhia destacou que o trimestre foi marcado por crescimento equilibrado e melhora expressiva de margens. “A redução de custos e a eficiência operacional estão no centro da nossa estratégia. Seguimos com disciplina financeira e foco na execução dos contratos de longo prazo”, afirmou Miguel Setas, CEO da Motiva.
A Motiva também manteve reconhecimento no campo da governança e gestão de pessoas: pelo segundo ano consecutivo, a empresa integrou o ranking nacional do Great Place to Work (GPTW) e alcançou 61 pontos na avaliação da S&P 2025, nove acima da média do setor de transporte e infraestrutura.
