O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “positiva” a reunião de cerca de 45 minutos com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada neste domingo (26/10) na Malásia. Após o encontro, Lula publicou nas redes sociais uma foto em que aparece apertando a mão de Trump, ambos sorridentes, e afirmou que as equipes dos dois países iniciarão imediatamente negociações para buscar soluções em relação às tarifas e sanções contra autoridades brasileiras.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, Lula solicitou a suspensão temporária das tarifas aplicadas às exportações brasileiras durante o período das negociações. O presidente brasileiro também pediu que as tratativas comecem imediatamente. “A reunião foi muito positiva, o saldo final é ótimo. O presidente Trump declarou que dará instruções à sua equipe para iniciar um processo de negociação bilateral ainda hoje”, afirmou Vieira.
De acordo com o chanceler, a expectativa do governo brasileiro é concluir, nas próximas semanas, uma negociação que trate de forma específica os setores afetados pela atual política tarifária norte-americana. Trump e seus assessores, segundo Vieira, deixaram claro que consideram a relação com o Brasil importante e demonstraram disposição em resolver os impasses existentes.
Durante o encontro, Lula também abordou a situação da Venezuela. Ele reiterou a posição tradicional do Brasil como defensor da paz na América Latina e se colocou à disposição como interlocutor entre Estados Unidos e Venezuela. “O presidente Lula levantou o tema, disse que a América do Sul e a América Latina são regiões de paz e se prontificou a ser interlocutor, como já foi no passado, com a Venezuela, para se buscar soluções que sejam mutuamente aceitáveis”, afirmou Mauro Vieira. O presidente norte-americano agradeceu e concordou com a iniciativa.
O tom da reunião foi descrito como descontraído. Segundo Vieira, Trump elogiou a trajetória política de Lula e demonstrou admiração pelo Brasil e seu povo. Os dois presidentes também acertaram visitas oficiais recíprocas entre Brasil e Estados Unidos.

