Fechar menu
Blog do Carlos AugustoBlog do Carlos Augusto

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte e design.

    O que há de novo

    MORTOS SEM SEPULTURA

    31/10/2025

    O PRAZER SEM IGUAL DA RELEITURA

    24/10/2025

    O DIA DA CRIANÇA E O DIA DO PROFESSOR

    17/10/2025
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    • Crônica
    • Comunicação
    • Economia
    • MEI
    • Finanças pessoais
    • Serviços
    Facebook Instagram YouTube
    Blog do Carlos AugustoBlog do Carlos Augusto
    Blog do Carlos AugustoBlog do Carlos Augusto
    Home » O PÉ DE SAMAÚMA DA CIDADE
    A Crônica da Semana

    O PÉ DE SAMAÚMA DA CIDADE

    Pedro Paulo PaulinoPor Pedro Paulo Paulino21/02/2025Nenhum comentário4 minutos de leitura
    Foto: Pedro Paulo Paulino
    Compartilhar
    Facebook E-mail Telegrama Whatsapp Link de cópia

    Fiquei pra lá de contente quando descobri o nome daquela árvore majestosa que sempre me prendeu o olhar. De grande porte, tronco robusto, copa altaneira e frondosa, raízes vigorosas fincadas no chão como garras de um gigante, ela se distingue ao longe do conjunto da flora de uma cidade cravada no meio do sertão. Não faz muito tempo, indaguei a um desconhecido de cabelos brancos, que avistei recostado no tronco da árvore e usufruindo a sua sombra, se ele sabia o nome dela. Disse-me, quase resmungando, que a conhece há pelo menos uns cinquenta anos, sem lhe saber o nome nem quem a plantou, e sem também nunca ter tido a preocupação de saber tais coisas.

    Porém, tudo a seu tempo, como se diz. Pois ocorre que, dia desses, um amigo internauta, também admirado da presença do exótico vegetal na cidade, publicou em uma rede social a certidão de nascimento da emblemática árvore. Trata-se, em verdade, de um pé de Samaúma, seu nome em tupi. É também chamada de Ocá e Mafumeira. E mais: apurou, pela voz de populares, que ela foi plantada em 1958, não se sabe por quem.

    A informação atiçou-me cada vez mais a curiosidade. E assim fiquei sabendo que a Samaúma é uma planta tropical nativa do México, espalhada pela América do Sul, predominando na floresta amazônica, onde tem diversos apelidos: “A Gigante da Amazônia”, “Rainha da Floresta”, “Árvore da Vida” e “Árvore Mãe”. Esta última alcunha tem sua razão de ser. A Samaúma, sozinha, pode pôr em prática a solidariedade que muitos humanos apenas apregoam, uma vez que, além de ser abrigo de incontáveis pássaros e insetos, ela protege árvores menores sob sua copa, e, o mais incrível: em certos períodos, quando as raízes atingem um determinado nível de umidade, a árvore solta o excesso de água e irriga outras plantas ao seu redor! Ou seja, aquilo que sempre falamos da boca pra fora, de compartilhar o pão, a água etc.

    Tem mais: “Em outros tempos, a Samaúma foi considerada o ‘telefone da floresta’. Golpeadas suas enormes raízes, o som ecoa por longas distâncias. Por isso ela era um meio de comunicação para os povos indígenas, com mensagens elaboradas através de uma espécie de Código Morse”. Com essa lista de predicados admiráveis, não é à toa que a Samaúma já era cultuada como árvore sagrada pelas civilizações pré-colombianas, que a chamavam de “Escada do Céu”.

    E ali está ele, o pé de Samaúma da cidade, plantado na esquina onde a rua João Pinto Damasceno encontra a rua Raimundo Alcoforado, duas das artérias de maior movimentação no Centro de Canindé, sertão do Ceará. Ali está ela, a Samaúma, nem tão velha nem tão jovem, melhor dizendo, em sua meia vida, que pode alcançar os 120 anos. Ali está ela, sobranceira, altiva, galharda, farfalhando suas folhas erguidas muito acima do asfalto, por onde, sob seu olhar generoso, passam a todo instante os transeuntes indiferentes a ela, e por onde, a todo instante, passa também o ronco dos motores, soltando gás carbônico para ela transformar em oxigênio e nos devolver prontamente.

    Ali está ela, a Samaúma da cidade, solitária, anônima, oferecendo sua seiva a outros seres vivos e sombra aos homens, perdida entre dezenas de outras espécies vegetais, porque ela é filha única neste meio de mundo, sem conhecidos nem parentes. Por sorte, fica localizada no principal corredor de acesso ao templo franciscano, e deve ser por isto que, ali, ela está protegida até agora da fúria da motosserra, que não faz muito tempo, por ordem da gestão municipal, fez um passeio devastador por uma importante avenida de Canindé, botando abaixo dezenas de árvores acolhedoras, num dos setores mais tórridos desta comuna, cujo cartão-postal abstrato é o calor. E agora que sei teu nome, árvore tão bela e galante, ficamos mais amigos. E é por ti que rogo a Francisco, o santo adorador da natureza, que defenda, da fúria e da maldade, o pé de Samaúma da cidade!

    Artigo AnteriorBONITO PRA CHOVER
    Próximo artigo Em Busca de Respostas no Mundo de Sofia
    Pedro Paulo Paulino
    • Local na rede Internet

    Atuante tanto na literatura de cordel quanto na poesia erudita, com diversas conquistas em prêmios literários de âmbito nacional. Além de seu trabalho como escritor, ele também é redator e diagramador de jornais, revistas e livros, atuando dentro e fora de Canindé. Como radialista, Pedro Paulo apresenta um programa aos domingos, focado em resgatar sucessos da Velha Guarda.

    Postagens relacionadas

    MORTOS SEM SEPULTURA

    O PRAZER SEM IGUAL DA RELEITURA

    O DIA DA CRIANÇA E O DIA DO PROFESSOR

    Adicione um comentário
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Veja também

    Ibovespa encerra semana com sequência de recordes e fecha outubro acima dos 149 mil pontos

    31/10/2025

    Desemprego no Brasil cai para 5,6% e iguala menor taxa da história

    31/10/2025

    Axia Energia vence quatro lotes no Leilão de Transmissão da Aneel e reforça liderança no setor

    31/10/2025

    Irani (RANI3) tem alta de receita e EBITDA no 3º trimestre, mas lucro recua após efeito não recorrente

    31/10/2025

    MORTOS SEM SEPULTURA

    31/10/2025
    Veja também

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte e design.

    Siga-nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • Telegrama
    • Whatsapp
    Sobre nós
    Sobre nós

    Fique por dentro das informações que impactam seu bolso, seus negócios e seus direitos. Carlos Augusto traz conteúdo claro, confiável e direto ao ponto, feito para quem quer entender mais e decidir melhor.

    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Whatsapp Telegrama
    Destaque

    AS FLORES DO CAMPO-SANTO

    22/04/2022

    UM ANJO CHAMADO FÁTIMA

    07/07/2023

    O OLHAR MAIS PROFUNDO DO UNIVERSO

    15/07/2022
    Últimas Noticias

    Ibovespa encerra semana com sequência de recordes e fecha outubro acima dos 149 mil pontos

    31/10/2025

    Desemprego no Brasil cai para 5,6% e iguala menor taxa da história

    31/10/2025

    Axia Energia vence quatro lotes no Leilão de Transmissão da Aneel e reforça liderança no setor

    31/10/2025
    © 2025 I CNE Canindé - Direitos reservados.
    • Contato
    • Termos de uso
    • Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.