A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – AXIA Energia informou que a Assembleia Geral Extraordinária realizada em 19 de dezembro aprovou integralmente todas as matérias submetidas aos acionistas, consolidando uma ampla reestruturação do capital social da companhia. As deliberações dão continuidade aos fatos relevantes divulgados em novembro e início de dezembro.
Entre os principais pontos aprovados está a criação de uma nova classe de ações preferenciais, denominadas preferenciais classe C (PNC), além da conversão das atuais ações preferenciais classe A (PNA) e classe B (PNB) em ações preferenciais classe A1 (PNA1) e classe B1 (PNB1), respectivamente, acompanhadas da emissão de ações preferenciais classe R (PNR). Também foram aprovados os ajustes correspondentes no Estatuto Social da companhia e o resgate compulsório da totalidade das ações PNR.
Com a aprovação da AGE, tornou-se efetiva a capitalização de R$ 30,0 bilhões das reservas de lucros da AXIA Energia, realizada por meio da emissão de 606,8 milhões de ações PNC, distribuídas aos acionistas a título de bonificação. O valor de resgate das ações PNR foi fixado em R$ 1,2994705188032 por ação.
A bonificação ocorrerá na proporção de 0,2628378881074 ação preferencial classe C para cada ação ordinária (ON), preferencial classe A (PNA) ou classe B (PNB) detida, incluindo as ações mantidas em tesouraria. A data de corte para o direito à bonificação na B3 foi 19 de dezembro, com as ações passando a ser negociadas ex-direito a partir de 22 de dezembro de 2025.
As novas ações preferenciais classe C passam a ser negociadas na B3 sob o ticker AXIA7, a partir de 22 de dezembro. As ações PNA1 e PNB1 manterão seus códigos de negociação AXIA5 e AXIA6, respectivamente. No mercado internacional, os ADRs lastreados nas ações PNC serão negociados na NYSE sob o ticker AXIA PRC.
O crédito das ações PNC na custódia da B3 está previsto para 26 de dezembro de 2025, enquanto a entrega dos ADRs correspondentes ocorrerá em 29 de dezembro. Segundo a companhia, os detalhes completos da operação e da assembleia estão disponíveis nos sites da AXIA Energia e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A operação representa uma das maiores capitalizações via reservas de lucros já realizadas no mercado brasileiro e reforça a estratégia da companhia de reorganização societária e valorização de seus acionistas.
