A Multiplan Empreendimentos Imobiliários S.A. (B3: MULT3) registrou lucro líquido de R$ 221,1 milhões no terceiro trimestre de 2025, queda de 20,9% em relação ao mesmo período de 2024, em meio a maiores despesas financeiras e ao aumento do custo de imóveis vendidos. Mesmo com a retração do resultado final, a companhia apresentou forte desempenho operacional, com receita líquida recorde de R$ 617,5 milhões, alta de 13,3% na base anual.
O NOI (Resultado Operacional Líquido) atingiu R$ 498 milhões, com margem de 94,1%, o maior nível já registrado pela empresa, refletindo o controle de custos e a maior eficiência na gestão dos shoppings. O EBITDA somou R$ 435,6 milhões, avanço de 8,6% sobre o 3T24, enquanto a margem EBITDA de propriedades subiu 262 pontos-base, para 83,2%.
As vendas dos lojistas cresceram 6,9%, totalizando R$ 6,1 bilhões, impulsionadas por expansões e revitalizações em unidades como o DiamondMall, o ParkShoppingBarigüi e o New York City Center, que registraram altas de até 29% nas vendas. A taxa de ocupação dos shoppings chegou a 96,3%, a maior desde 2019, e a inadimplência líquida atingiu o menor patamar da série histórica, em -1,9%.
O trimestre também foi marcado por forte alocação de capital, com R$ 3,2 bilhões direcionados à recompra de ações, investimentos e distribuição de JCP. Desse total, R$ 2 bilhões foram usados na recompra de papéis a um cap rate de 11,9%, e R$ 550 milhões foram pagos em juros sobre capital próprio. A empresa ainda investiu R$ 626,7 milhões em Capex, destinados às expansões do MorumbiShopping, ParkShopping, BarraShopping e BH Shopping.
A Multiplan segue executando uma estratégia de crescimento orgânico com 157 mil m² de novas áreas em expansão e 864 mil m² de projetos multiuso em planejamento, incluindo torres residenciais e corporativas integradas aos shoppings. O destaque é o Golden Lake, em Porto Alegre, que chega à terceira fase com o projeto Lake Baikal, e o complexo multiuso do VillageMall, que prevê 80 mil m² de área privativa.
Mesmo com o aumento das despesas financeiras — que dobraram em relação ao ano anterior, para R$ 200 milhões —, a empresa manteve geração de caixa sólida, com FFO de R$ 238,4 milhões, equivalente a 38,6% da receita líquida.
Com um portfólio de 20 shoppings e dois complexos corporativos, somando 941 mil m² de ABL, a Multiplan reforça sua estratégia de crescimento sustentável e de valorização de ativos, sustentando-se em expansão contínua, eficiência operacional e pipeline imobiliário robusto.
