Vendas de pequenas empresas no e-commerce crescem 1.200% em cinco anos e movimentam R$ 67 bilhões

24/06/2025

As vendas online realizadas por micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras dispararam nos últimos cinco anos. Entre 2019 e 2024, o valor saltou de R$ 5 bilhões para R$ 67 bilhões, um crescimento de quase 1.200%, segundo dados da terceira edição do Dashboard de Comércio Eletrônico Nacional, lançado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Pela primeira vez, o painel apresenta dados específicos das empresas optantes pelo Simples Nacional, revelando um crescimento superior ao registrado por empresas de médio e grande porte, que passaram de R$ 49 bilhões para R$ 158 bilhões no mesmo período, alta de 220%.

O secretário de Desenvolvimento Industrial, Uallace Moreira, atribui o avanço à transformação do mercado impulsionada pela pandemia e à retomada econômica. “Esse crescimento é resultado de uma política econômica acertada e de ações estratégicas do governo federal que estimulam o investimento privado”, afirmou, destacando programas como o Novo PAC, a Nova Indústria Brasil (NIB) e o Plano de Transformação Ecológica.

O comércio eletrônico movimentou R$ 225 bilhões no Brasil em 2024, uma alta de 14,6% sobre 2023 e de 311% nos últimos cinco anos. Desde 2016, já foram negociados R$ 1 trilhão em vendas com nota fiscal emitida.

Produtos e regiões

Os produtos mais vendidos em 2024 foram celulares, livros, geladeiras e televisores. No caso das MPEs, lideram as obras de plástico, complementos alimentares e livros. Há destaque também para partes de motocicletas, utensílios de cozinha e móveis de madeira.

O Sudeste concentrou 77,2% das vendas online realizadas em 2024. Em seguida, aparecem Sul (14,1%), Nordeste (5,5%), Centro-Oeste (2,5%) e Norte (0,6%). O Sudeste também é a região que mais consome via internet, com 55,9% do total.

Mesmo com essa concentração, o governo tem buscado ampliar o acesso ao comércio eletrônico em regiões menos representadas. Uma das iniciativas é o edital E-Commerce.BR, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que selecionou 20 projetos do Norte, Nordeste e Centro-Oeste para receber mentorias e apoio financeiro.

Os nove melhores projetos receberão R$ 380 mil cada. Três deles serão escalados em 2026, com novo aporte de R$ 500 mil e acompanhamento técnico.