Varejo cearense registra alta de 9,1% no primeiro trimestre de 2024, superando média nacional

Descrição do post.

6/18/2024

O varejo comum no Ceará apresentou um crescimento significativo de 9,1% no primeiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Este desempenho superou a média nacional, que teve uma alta de 5,9%.

Quando comparado ao quarto trimestre de 2023, o crescimento no varejo cearense foi de 7,7%, novamente acima da média brasileira, que registrou uma aceleração de apenas 1,3%.

De acordo com Alexsandre Lira Cavalcante, analista de Políticas Públicas do Ipece, as vendas do varejo ampliado cearense também mostraram um desempenho robusto, com alta de 6,9% no acumulado do primeiro trimestre de 2024. No trimestre anterior, esse índice foi ainda maior, alcançando 11,9%. Em comparação, o varejo ampliado nacional teve uma aceleração de 2,3% no quarto trimestre de 2023 e 4,6% no primeiro trimestre de 2024.

Desempenho em Março

Em março de 2024, as vendas do varejo comum cearense registraram um aumento de 8,8% em relação a março de 2023, superando novamente a média nacional, que teve alta de 5,7%. "Com esse desempenho, o setor registrou a 26ª alta mensal consecutiva, desde fevereiro de 2022, revelando uma trajetória mensal persistente de crescimento nas vendas do varejo comum estadual", destacou Alexsandre Lira.

No varejo ampliado, o crescimento cearense foi de 2,8% em março deste ano, comparado ao mesmo mês do ano anterior, marcando o 11º mês consecutivo de crescimento contínuo. Em contraste, o varejo ampliado nacional apresentou uma queda de 1,5% na mesma comparação.

Esses números refletem um cenário positivo para o comércio varejista cearense, indicando um desempenho superior ao da média nacional e evidenciando uma trajetória consistente de crescimento.