IA substituindo locutores humanos? a polêmica das vozes sintéticas nas publicidades de rádio
30/08/2024
Por Carlos Augusto I Imagem: pixabay


A publicidade na internet está repleta de vozes geradas por inteligência artificial, que soam desagradáveis, sem interpretação de texto adequada e sem as tonalidades ideais para o produto ou serviço anunciado. Apesar do gosto questionável pelo uso desse tipo de comunicação, as vozes geradas por IA já chegaram às publicidades de rádio. Emissoras estão aceitando e adotando esse tipo de conteúdo em sua programação. Isso poderia significar o fim das locuções de rádio desenvolvidas por humanos?
É verdade que a inteligência artificial tem sido útil e utilizada em diversos aspectos da vida humana, especialmente na área da saúde, como na identificação precoce de doenças. Ela tem facilitado muito a vida. No entanto, aceitar que a tradicional voz do locutor de rádio e TV seja substituída por uma voz robotizada parece ser uma distorção da nova tecnologia no século XXI.
Sobre
Carlos Augusto é jornalista e repórter fotográfico, com uma sólida formação em Comunicação Institucional e Gestão Pública. Atualmente, é acadêmico de Ciências Contábeis, consolidando uma trajetória que combina habilidades refinadas em comunicação e escrita com uma visão analítica e estratégica.
Contato
Newsletter
contato@carlosaugusto.com.br
(11) 91018-9167
© Todos os direitos reservados I carlosaugusto.com.br - 2024

