Brasil registra aumento de 27% na abertura de pequenos negócios em fevereiro

12/03/2025

O Brasil registrou um crescimento expressivo na abertura de pequenos negócios em fevereiro deste ano, com um aumento de 27% em relação ao mesmo período de 2024. O levantamento foi realizado pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), da Receita Federal do Brasil (RFB).

No total, mais de 433 mil novos pequenos negócios foram constituídos no último mês, incluindo microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Esse volume representa 96,7% de todas as empresas abertas no período. Considerando negócios de todos os portes, o país já ultrapassou a marca de 1 milhão de novas empresas abertas em 2025.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o aumento no número de empreendimentos reflete um cenário econômico mais favorável e a confiança dos brasileiros no empreendedorismo. “Os números mostram que os empreendedores se sentem mais confiantes com os rumos da nossa economia. Eles estão mais motivados a entrar no mundo do empreendedorismo com investimentos e fazendo a economia girar”, afirmou.

Além de estimular o mercado, o crescimento das pequenas empresas impulsiona a geração de empregos, o aumento da arrecadação e a movimentação econômica no país. Em 2024, o Sebrae realizou mais de 60 milhões de atendimentos para apoiar empresários e novos empreendedores em suas jornadas.

Setores que mais cresceram

Entre os segmentos que mais se destacaram na abertura de novas empresas em fevereiro, o setor de transporte e logística liderou entre os MEIs, enquanto publicidade, saúde e alimentação foram as principais apostas das micro e pequenas empresas.

Microempreendedores Individuais (MEI):

  • Transporte rodoviário de carga – 15,9 mil novas empresas

  • Atividades de malote e entrega – 15,2 mil

  • Cabeleireiros e beleza – 14,9 mil

Micro e Pequenas Empresas (MPE):

  • Atividades de publicidade – 7,6 mil

  • Saúde (exceto médicos e odontólogos) – 7,2 mil

  • Restaurantes e alimentação – 7 mil

Com o crescimento contínuo do empreendedorismo no Brasil, o Sebrae reforça seu compromisso em oferecer suporte e capacitação para quem deseja iniciar ou expandir um negócio.