Banco Central lança Pix por aproximação a partir desta sexta-feira

28/02/2025

A partir desta sexta-feira (28), entra em operação o Pix por aproximação, nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC). A novidade promete trazer mais praticidade e rapidez às transações, permitindo pagamentos apenas com a aproximação do celular em dispositivos habilitados.

A tecnologia funciona por meio da comunicação por campo de proximidade (NFC) e exige que tanto o celular do pagador quanto o dispositivo do recebedor estejam preparados para esse tipo de operação. Além disso, o usuário precisa estar conectado à internet para concluir a transação.

As principais instituições financeiras e de pagamento deverão permitir que seus clientes vinculem suas contas a carteiras digitais que ofereçam o recurso. Ao pagar, basta escolher o Pix, aproximar o celular da maquininha e confirmar os dados da transação na tela do aparelho.

A adesão ao serviço é facultativa tanto para clientes quanto para lojistas. No caso dos bancos, a oferta da funcionalidade dependerá da instituição, assim como a adaptação das maquininhas para aceitar o pagamento por aproximação.

Para garantir a segurança das operações, o Banco Central determinou a exigência de biometria ou senha de desbloqueio do celular para validar as transações. Inicialmente, os pagamentos serão limitados a R$ 500 por operação, mas o usuário poderá personalizar os limites diretamente com sua instituição financeira.

Além da integração com carteiras digitais, alguns bancos também já oferecem a opção de pagamento via Pix por aproximação diretamente em seus aplicativos. Para saber se a funcionalidade está disponível, os clientes devem verificar nos aplicativos das instituições ou entrar em contato com os bancos.