A Academia Canindeense de Letras, Artes e Memória (ACLAME) retomou, na manhã deste sábado, 22/11, suas atividades, após sete anos de estagnação. Sócios-fundadores da agremiação reuniram-se no espaço cedido para o evento, onde funciona o polo da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campus Canindé, tendo como convidado especial o jornalista e escritor Barros Alves, que presidiu a solenidade de reimplantação.
Em seu discurso, Barros Alves enalteceu o valor da cultura desenvolvida na cidade, ao longo do tempo e em seus diversos vieses, notadamente, na área das letras e da música. O escritor e cordelista canindeense Pedro Paulo Paulino, um dos sócios-fundadores da entidade, deu abertura aos trabalhos fazendo notar a importância da ACLAME para vida literária e artística de Canindé, conclamando confrades e convidados para somarem força nesta nova temporada da academia fundada em 2015, por iniciativa do radialista Tonico Marreiro.
Também prestigiaram o evento o músico Francisco Walter, bibliófilo Xico Luiz, escritora Ana Claudia Crisóstomo, radialista e jornalista Chico Carloto, cronista Sargento Freitas, cantor e compositor Jota Batista, ator Itami de Moraes, historiador Augusto Cesar Magalhães, escritora Graça Secundino, poetas Celso Góis Almeida, Arlando Marques, Pedro Paulo Paulino e Marlúcia Freitas.Também prestigiou o evento a fomentadora cultural Diana Célia Gomes, cotada na ocasião para presidir a Aclame.

